Textos

Lattes






A casa da bruxa de Ocelot, sob a ótica de Bachelard


ISSN: 1983-8379, Palavras-chave: Casa - Bruxa - Devaneio


Para Gastón Bachelard, a casa é o espaço que na penumbra protege a intimidade e abriga o sonho, fruto do sono, e o devaneio. Na animação A Bruxa, do diretor francês Michel Ocelot, a casa da bruxa é um espaço vertical que, enraizada e poderosa como sua arquetípica moradora, se insere na paisagem. Ela se ergue interferente entre a terra e o céu, aguardando o mundo que virá bater à porta e abrigando uma dialética mais apropriada ao poeta do que ao filósofo, posto que a imagem mais inspira do que descreve.

Acessar









A Logoarte Para O Novo Agir


Palavras-chave: Logoarte, aquarela, transformação


A Logoarte é um processo arteterapêutico que alia a Logoterapia de Viktor Frankl à terapia artística antroposófica de Rudolf Steiner. A prática artística se envolve na busca essencial do sentido da vida e se coloca a serviço da transformação humana por meio da quebra de padrões. Com tinta, cores, água e papel revelamo-nos e descobrimos novos caminhos.

Acessar









Palavra E Imagem: Um Casamento Nem Sempre Feliz


Palavras-chave: Conto de Fadas - Imagem - Ilustração


Os livros de literatura infantil são popularmente chamados de livros de figuras, tamanha a importância que as ilustrações exercem neste gênero. Em alguns casos, a ilustração ocupa lugar de destaque submetendo o texto à função de legendá-la e até se basta como recurso único, como nos “livros sem texto”, desenvolvendo narrativas sem o uso da palavra. A imagem e o texto escrito utilizam linguagens próprias, originam de diferentes fontes e são executadas e compreendidas a partir de esquemas distintos. A comunicação através da imagem é universal como a música, enquanto a leitura da palavra pressupõe a capacidade de decodificação de uma determinada língua. A abrangência da imagem reside na íntima relação com nossos processos inconscientes e em sua capacidade de gerar a polissemia. Porém, a ilustração, à primeira vista, é uma imagem submetida ao texto com a função de ornamentá-lo. O diálogo estabelecido entre essas duas estruturas não é linear nem previsível.

Acessar









A Escola E O Desenho: O Avesso À Vista


UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES


Dividiremos o presente estudo em três vertentes: primeiro como no decorrer do tempo a noção de estética, que baliza o desenho, e as artes visuais, seu universo imediato, se alteram. Em seguida demonstraremos como o desenho pode ser um maravilhoso espelho do desenvolvimento infantil e um instrumento eficaz para o auto-conhecimento. Nossa principal indagação residirá no fato de que sendo um instrumento valioso, o desenho não tem seu merecido lugar nas práticas escolares e no processo educativo. Tentaremos responder esta indagação que abrirá certamente muitas vertentes, aliando referenciais teóricos e desenhos que as ilustrem com pertinência.

Acessar









Resumos de Comunicações


UNIFEI - III SIMPÓSIO DE DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE


Coletânea de resumos dos textos: O kene como convite à metamorfose, Os contos africanos e suas ilustrações e A eloquência do gesto na narrativa visual.

Acessar









Visita à escola democrática de Hadera


Também encontrado em: pedagogiadavirtualidade.wordpress.com


Minhas impressões sobre a Escola Democrática de Hadera se configuraram através das observações sobre o espaço e o tempo e o comportamento de educadores e educandos dentro desses. Uma das poucas regras da escola diz respeito à frequência e ao cumprimento da carga horária diária. Eu retiraria a palavra carga. O tempo escolar ali parece não pesar.

Acessar









África-Brasil: Laços e Identidades:


Mediações necessárias entre a educação social e a educação escolar


Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência resultante do Curso de Formação Inicial e Continuada África-Brasil: Laços e Identidades, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (...) O curso teve como eixo norteador o reconhecimento da pluralidade histórica, étnica e cultural dos dois continentes e, por isso, a existência de muitas Áfricas e de muitos Brasis. Quatro foram as disciplinas basilares: Educação e Relações Étnico-Raciais, História da África, Literatura Afro-Brasileira e Africana, Arte e África.

Acessar